Destino: Dubai, Emirados Árabes Unidos – tudo o que você precisa saber para viajar

Viagem
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 26/08/2022

Dubai não se parece com nenhum outro lugar do Oriente Médio – aliás, do planeta: cheio de superlativos, é o endereço do edifício mais alto, de um dos maiores shopping centers, de uma das maiores marinas artificiais… em menor escala, este emirado ainda carrega traços dos seus dias de modesta cidade portuária. Pequenos barcos de madeira (chamados de “abra”) e lanchas percorrem o canal Dubai Creek lado a lado, em um contraste peculiar. Reunimos informações e curiosidades para embalar a sua vontade de viajar. Dubai, aí vamos nós!

Dubai é um dos 7 estados que compõem os Emirados Árabes Unidos. Os demais são: Abu Dhabi, Ajman, Fujairah, Ra’s al- Khaimah, Sharjah e Umm al-Quawain. Cada emirado é governado por um sheik –  o de Abu Dhabi atua como presidente do Conselho Supremo Federal (órgão legislativo e executivo dos Emirados Árabes Unidos), enquanto o de Dubai ocupa o papel de vice-presidente. Embora Abu Dhabi seja a capital oficial dos Emirados Árabes Unidos, Dubai é há muito tempo o centro comercial e financeiro da federação.

Mas a verdade é que Dubai nem sempre foi a potência econômica e turística que é hoje. Antes da descoberta do petróleo, em meados da década de 1960, a cidade dependia apenas da pesca e de uma indústria de pérolas de sucesso moderado. Uma vez que o combustível fóssil tornou-se abundante, a dinâmica se alterou. Em 10 anos, a economia disparou e continua gerando muita riqueza até hoje. 

Por que ir para Dubai?

Uma coisa é certa: há sempre o que descobrir em Dubai. Parques temáticos e aquáticos para diversão em família? Tem, e dos bons (inclua aí o Legoland Dubai, o Legoland Water Park e outros). Vistas incomparáveis para apreciação? Também. Sol escaldante para curtir a praia? Pode apostar.

Qual é a melhor época para visitar Dubai?

A melhor época para visitar Dubai é de novembro a março. Em termos de clima,  a cidade experimenta apenas duas estações: quente e mais quente. Exageros à parte, durante os meses de inverno, a cidade é presenteada com céu azul e tempo primoroso –  o que coincide com a alta temporada, então espere muita companhia na Jumeirah Beach e nas principais atrações. Você pode escapar das multidões se desembarcar nos meses de verão, mas esteja preparado para temperaturas escaldantes e umidade alta. 

É seguro ir para Dubai?

A turbulência que ocorre em outras partes do Oriente Médio não se estende aos Emirados Árabes. A população, inclusive, é composta por pessoas de todas as partes do mundo e convivem numa boa. 

É bom lembrar que…

A religião dominante aqui é o islamismo, e a cultura muçulmana tem um grande impacto na sociedade. Como resultado, os visitantes são incentivados a se vestir discretamente e o álcool não é comumente encontrado fora de hotéis e restaurantes internacionais. Aqueles que visitam o lugar durante o Ramadã (o mês islâmico do jejum) são encorajados a se abster de comer ou beber em locais públicos.

Então, o que vestir e não vestir?

A norma é usar trajes conservadores. O site de turismo oficial da cidade recomenda que os visitantes, em respeito aos costumes locais, evitem ombros e barriga descobertos. As mulheres não precisam dispensar os maiôs e biquínis para passear na praia ou num parque aquático, por exemplo – basta ter sempre com o que se cobrir, se necessário. 

Cuidado com o sol 

O clima quente e ensolarado é realmente apaixonante mas, no verão, a temperatura de 40°C pode ser uma constante. Não esqueça o protetor solar com FPS alto todas as vezes em que visitar a praia, passear ao ar livre ou no deserto. Chapéu e óculos de sol também são itens indispensáveis. Espaços fechados, por outro lado, são sempre climatizados.

E o idioma?

Embora a língua oficial seja o árabe, a história comercial de Dubai e o mercado de turismo em expansão significam que quase todo mundo fala inglês.

Que moeda levar para Dubai?

Não vale a pena levar reais para os Emirados – afinal, nossa moeda não tem procura, nem boa cotação na região do Oriente Médio. Também não é necessário se esforçar para comprar a moeda oficial (chamada Dirham) antes de embarcar. O melhor negócio é comprar dólar no Brasil e trocar por Dirhams já em Dubai. De qualquer forma, saiba que os principais cartões são aceitos em lojas, hotéis e restaurantes (mas aí tem toda aquela desvantagem de usar o crédito fora do país). Quer mais uma dica? Leve um cartão pré-pago internacional.
Fontes: CNN e US News.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.