Veja o passo a passo de como tirar o visto de estudante para o Reino Unido!

Intercâmbio
Passo a passo para tirar o visto de estudante para o Reino Unido
Intercâmbio

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/10/2020

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, também conhecida como Brexit, desde o início deste mês (outubro), o país lançou um novo sistema para a emissão de vistos para estudantes.

Você deve estar se perguntando o motivo da mudança, não é mesmo? Eu também pensei a mesma coisa. Mas, por exemplo, os estudantes de outros países europeus, que antes tinham os mesmos benefícios dos nascidos no país, agora passam a ser considerados estrangeiros como nós, brasileiros, e precisam de visto para estudar no Reino Unido.

Na maioria dos casos, você precisará do visto Tier 4 (General) Student Visa e apenas se for estudar por mais de seis meses no Reino Unido. Boa notícia, não é mesmo? 😀

Metodologia do visto de estudante para o Reino Unido:

A embaixada britânica usa o método de pontuação, ou seja, você precisa somar, no mínimo, 70 pontos, que são divididos em:

– 50 pontos para Admissão no país: esta é a parte mais importante, você deverá ser admitido em uma instituição de ensino britânica aprovada pelo governo. Ao ser aprovado, você receberá o CAS (Confirmation of Acceptance Number ou número de confirmação da admissão, em tradução livre).

– 10 pontos para Proficiência na língua inglesa (oficial do país): você está apto a ler, escrever, compreender e falar em inglês? Se sim, então essa pontuação está fácil de ser conquistada! Você terá que fazer o teste para entender em qual escala do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas* (CEFR) você se encontra.

– 10 pontos para Recursos financeiros: para fazer um intercâmbio, é necessário ter um bom planejamento financeiro. Se você estiver em dia com essa programação, essa etapa também será simples. Você precisará comprovar que terá fundos o suficiente para pagar as taxas do primeiro ano de estudo no país e para cobrir os custos de vida por até nove meses no Reino Unido. Essa comprovação pode ser feita por meio de extratos bancários, por exemplo. Aqui, será muito importante fazer pesquisas, pois o seu investimento dependerá do local em que você morará, seu curso e até mesmo a instituição que você vai escolher.

*Para isso, você pode prestar as seguintes provas: IELTS, Language Center, Trinity College London, Pearson ou PSI Services.

Independente do exame que você escolhe prestar dentre a lista de aprovados, para conseguir os 10 pontos, você precisa atingir o nível adequado de proficiência segundo a escala do CEFR.

Passo a passo para tirar o visto de estudante para o Reino Unido

Se o seu intercâmbio for de mais de seis meses, o primeiro passo para que você inicie o processo de pedido do seu visto será online mesmo.

Depois dessa primeira etapa, você precisará criar um cadastro em que você informará o seu CAS, seus dados pessoais e ainda preencherá um formulário com as informações sobre a sua viagem. Este também é o momento em que você desembolsará o valor da taxa de emissão do seu visto (o valor mais atual que encontramos foi de US$ 470, mas é importante conferir no momento do seu pedido).

Ufa, agora sim! Depois da confirmação do pagamento da taxa, será possível agendar uma data para que você vá até o consulado ou embaixada do Reino Unido no Brasil colher sua biometria presencialmente (em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo). Fique atento aos documentos que você precisará levar neste dia, ok? É sempre bom ter uma cópia impressa de tudo, inclusive do seu formulário preenchido.

Pronto! Agora que você já fez todas as etapas é só aguardar pela resposta sobre o seu pedido de visto de estudante. Você deverá ser informado sobre esse prazo de espera no dia em que você for colher suas informações biométricas. Segura a ansiedade só mais um pouco! 😬

E se eu ficar menos de seis meses, o que preciso fazer?

Aí, tá fácil! Você só precisará levar os documentos comprovando que você foi aceito em uma instituição de ensino britânico, demonstrar que você conseguirá se manter financeiramente durante este período no país e que você pretende ir embora ao fim dos seus estudos. Se você também apresentar os detalhes de onde ficará hospedado neste período, melhor ainda!

Se você tiver menos de 18 anos, deverá ter em mãos os contatos dos seus pais ou responsáveis no Brasil, eu país de origem.

Ops, um detalhe muito importante para ambos casos. Lembre-se de checar a validade do seu passaporte, heim!!

Última dica valiosa do post: conte com as soluções em câmbio da Travelex Confidence para que você tenha a melhor experiência em sua viagem! Nós podemos te ajudar desde a etapa de planejamento financeiro – com nosso câmbio programado ou cartão pré-pago internacional – até o momento da sua viagem mesmo – com nosso chip internacional de celular, seguro viagem, moeda em espécie e muito mais! 😉

Fonte: Brasil Escola

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil